Luz Pulsada para Rosácea e seus benefícios

A rosácea é uma doença crônica que afeta a pele do rosto, causando vermelhidão, inflamação e pequenos vasos sanguíneos dilatados. Além de comprometer a saúde da pele, a rosácea pode afetar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas que sofrem com essa condição. 

Felizmente, existem tratamentos eficazes para controlar e amenizar os sintomas da rosácea, e um deles é a luz pulsada. Neste post, vamos explicar o que é a luz pulsada, como ela funciona e quais são os seus benefícios para a pele com rosácea. 

O que é a luz pulsada?

A luz pulsada é uma tecnologia que emite feixes de luz de diferentes comprimentos de onda, que podem atingir diferentes alvos na pele, como a melanina, a hemoglobina e o colágeno. A luz pulsada pode ser usada para diversos fins estéticos, como depilação, rejuvenescimento, remoção de manchas e tratamento de lesões vasculares. 

Como a luz pulsada trata a rosácea? 

A luz pulsada trata a rosácea de duas formas principais: reduzindo a vermelhidão e a inflamação da pele e estimulando a produção de colágeno. A luz pulsada atinge os vasos sanguíneos dilatados que causam a vermelhidão e os destrói, diminuindo assim a aparência avermelhada da pele. Além disso, a luz pulsada tem um efeito anti-inflamatório, que ajuda a acalmar a pele irritada e a cicatrizar as pústulas (bolinhas com pus) que podem surgir na rosácea. 

A luz pulsada também estimula a produção de colágeno na pele, o que melhora a sua firmeza, elasticidade e textura. O colágeno é uma proteína que dá sustentação e estrutura à pele, e que tende a diminuir com o passar dos anos. Ao aumentar o colágeno, a luz pulsada ajuda a prevenir e atenuar as rugas e linhas de expressão que podem acompanhar a rosácea. 

Quais são os benefícios da luz pulsada para a rosácea? 

A luz pulsada oferece vários benefícios para a pele com rosácea, como: 

  • Reduzir a vermelhidão e a inflamação da pele; 
  • Melhorar a aparência dos vasos sanguíneos dilatados; 
  • Acelerar a cicatrização das pústulas; 
  • Estimular a produção de colágeno na pele; 
  • Melhorar a textura e a firmeza da pele; 
  • Prevenir e atenuar as rugas e linhas de expressão; 
  • Aumentar a autoestima e a confiança das pessoas com rosácea. 

Como é o procedimento da luz pulsada para a rosácea? 

O procedimento da luz pulsada para a rosácea é simples, rápido e seguro. Antes de iniciar o tratamento, o profissional especializado irá avaliar a sua pele e todo o seu histórico de saúde e determinar a programação adequada para o seu caso. Em seguida, ele irá aplicar um gel condutor na área a ser tratada e proteger os seus olhos com óculos especiais. Depois, ele irá deslizar o aparelho de luz pulsada sobre a sua pele, emitindo os feixes de luz que irão atuar nos vasos sanguíneos. 

O procedimento é praticamente indolor, mas você pode sentir uma leve sensação de calor ou de picada na pele. O tempo de duração varia de acordo com a extensão da área tratada, mas geralmente não ultrapassa 30 minutos. Após o procedimento, você pode retomar as suas atividades normais, mas deve evitar a exposição solar e usar protetor solar diariamente. 

Quantas sessões de luz pulsada são necessárias para a rosácea? 

O número de sessões de luz pulsada necessárias para a rosácea depende da gravidade e da resposta de cada caso, mas em média são recomendadas de 3 a 6 sessões, com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas. Os resultados podem ser observados já na primeira sessão, mas se tornam mais evidentes ao longo do tratamento. Os efeitos da luz pulsada são duradouros, mas podem variar de acordo com os fatores que desencadeiam ou agravam a rosácea, como o estresse, o álcool, as mudanças de temperatura e a exposição solar. Por isso, é importante manter um acompanhamento dermatológico e seguir as orientações do profissional de estética para prolongar os benefícios da luz pulsada. 

A luz pulsada é indicada para todos os tipos de rosácea? 

A luz pulsada é indicada para os tipos de rosácea que apresentam vermelhidão, inflamação e vasos sanguíneos dilatados, como a rosácea eritemato-telangiectásica e a rosácea pápulo-pustulosa. Já para os tipos de rosácea que apresentam alterações na forma e no tamanho do nariz, como a rosácea fimatosa, a luz pulsada não é eficaz, sendo necessário recorrer a outros tratamentos, como a cirurgia. 

A luz pulsada tem algum efeito colateral ou contraindicação? 

A luz pulsada é um tratamento seguro e bem tolerado pela maioria das pessoas, mas pode causar alguns efeitos colaterais leves e transitórios, como vermelhidão, inchaço, ardência, coceira, crostas e manchas na pele. Esses efeitos costumam desaparecer em poucos dias e podem ser aliviados com o uso de cremes hidratantes e calmantes. 

A luz pulsada tem algumas contraindicações, como:

  • Gravidez; 
  • Pele bronzeada ou queimada pelo sol; 
  • Uso de medicamentos fotossensibilizantes, como alguns antibióticos, anti-inflamatórios e antidepressivos;
  • Histórico de câncer de pele ou de outras doenças de pele, como vitiligo, psoríase e lúpus; 
  • Infecções ou feridas na área a ser tratada; 
  • Doenças autoimunes, epilepsia ou problemas de coagulação; 

Se você tem alguma dessas condições, consulte o seu médico antes de realizar o tratamento com luz pulsada. 

Onde fazer o tratamento com luz pulsada para a rosácea? 

O tratamento com luz pulsada para a rosácea deve ser realizado por um profissional especializado, que tenha conhecimento e experiência com essa tecnologia. Além disso, é importante escolher uma clínica de confiança, que ofereça equipamentos de qualidade e segurança. 

Na Inovabele, você encontra o melhor tratamento com luz pulsada para a rosácea, com profissionais capacitados e aparelhos modernos e eficientes. Venha conhecer a nossa clínica e agende uma avaliação gratuita. Nós temos a solução ideal para a sua pele.